A fabricante alemã Haribo recolheu nesta quinta-feira (29) seus famosos doces “Happy Cola” das prateleiras na Holanda, após a detecção de maconha em ao menos três pacotes. O alerta foi emitido pela Autoridade Holandesa de Segurança Alimentar (NVWA), depois que três pessoas — entre elas crianças — passaram mal ao consumir o produto.
Segundo a NVWA, a substância foi encontrada em balas com formato de garrafinha de refrigerante. “Há pacotes em circulação que podem causar tontura e outros problemas de saúde”, afirmou o órgão em comunicado oficial. A polícia holandesa está investigando como a cannabis foi parar nos doces e notificou o órgão regulador após os primeiros casos de intoxicação.
A porta-voz da NVWA, Saida Ahyad, confirmou que tanto adultos quanto crianças foram afetados. Em resposta, a Haribo emitiu um alerta de segurança e informou que está colaborando com as autoridades para esclarecer o caso.
Patrick Tax, vice-presidente de marketing da marca, destacou que a segurança dos consumidores é prioridade máxima da empresa. “Estamos levando esse incidente muito a sério e apoiando a investigação para entender como houve a contaminação.”
No mercado desde 1965, a marca alemã está presente no Brasil desde 2016 e também é conhecida por outros produtos populares, como os tradicionais ursinhos de gelatina, as minhocas azedas e os anéis de frutas.