Descoberta Inédita: Astrônomos encontram corpo misterioso na Via Láctea

DIA DO TRABALHO
Descoberta Inédita: Astrônomos encontram corpo misterioso na Via Láctea

Astrônomos identificaram um misterioso objeto na Via Láctea que intriga a comunidade científica. Localizado a cerca de 15 mil anos-luz da Terra, o corpo celeste emite simultaneamente raios X e ondas de rádio em ciclos regulares de 44 minutos, durante períodos de intensa atividade.

A descoberta, publicada nesta quarta-feira (28) na revista Nature, foi feita por uma equipe internacional. O fenômeno foi flagrado pelo telescópio de raios X Chandra, da Nasa, enquanto observava os restos de uma supernova. Foi a primeira vez que esse tipo de emissão foi registrada em um transiente de rádio de longo período — uma classe rara de objetos que alterna sinais de rádio em ciclos de dezenas de minutos.

O objeto foi batizado de ASKAP J1832−091 e sua natureza ainda é incerta. Segundo Ziteng Andy Wang, da Universidade Curtin (Austrália) e autor principal do estudo, ele pode ser uma estrela de nêutrons, uma anã branca altamente magnetizada ou até algo completamente novo e ainda desconhecido.

A fase ativa do objeto durou cerca de um mês e, fora desse intervalo, não foram detectadas emissões significativas. Isso sugere que outros objetos semelhantes podem estar “escondidos” pelo universo, sem serem notados até agora.

“Nosso estudo pode não ter resolvido o mistério — talvez até o tenha aprofundado —, mas nos aproxima de compreender se estamos diante de algo totalmente novo ou de um objeto já conhecido com comportamento inédito”, disse Wang.