Em meio às discussões sobre aumento de impostos, um novo projeto que pode impactar o bolso dos consumidores de bebidas alcoólicas avança na Câmara dos Deputados. O relator da proposta, deputado Alfredinho (PT-SP), apresentou um novo parecer que prevê a criação de uma contribuição específica sobre a venda de bebidas como cerveja, vinho e cachaça.
O projeto original é de autoria do ex-deputado e atual prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), em parceria com Ricardo Abrão (União-RJ). A proposta visa criar um fundo para financiar o Carnaval brasileiro. A ideia é arrecadar recursos por meio da cobrança de um percentual sobre a comercialização das bebidas alcoólicas.
Em versão anterior, o projeto previa uma cobrança fixa por litro: R$ 0,50 para bebidas nacionais e R$ 0,10 para importadas. Agora, Alfredinho propõe alíquotas proporcionais: 0,5% sobre o valor de venda de bebidas nacionais e 1% sobre as importadas.
Caso aprovado, o fundo será destinado a fomentar manifestações culturais ligadas ao Carnaval. A divisão prevista é: 60% para escolas de samba, 20% para blocos de rua e 10% para outras expressões culturais.