Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (13), mostra que 36% dos brasileiros acreditam que a atuação da primeira-dama, Janja Lula da Silva, mais atrapalha do que ajuda o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outros 14% acham que suas ações contribuem positivamente, enquanto 40% consideram sua participação indiferente. Já 10% não têm opinião formada.
O dado ganha relevância após um episódio recente envolvendo Janja durante visita oficial de Lula à China, em maio. Em uma reunião com o presidente chinês Xi Jinping, ela criticou o TikTok — plataforma chinesa —, dizendo que o algoritmo da rede favorece a extrema-direita no Brasil. A fala gerou desconforto entre membros da delegação brasileira, que consideraram a intervenção inadequada.
Em resposta, Xi afirmou que o Brasil tem autonomia para regular ou até banir a rede, se desejar. Dias depois, Janja rebateu as críticas: “Não há protocolo que me faça calar se eu tiver uma oportunidade de falar sobre isso”.
A pesquisa também revela que 40% dos homens acham que a primeira-dama influencia negativamente o presidente, índice semelhante à média geral. Entre as mulheres, o número cai para 36%.
O Datafolha também comparou Lula e Bolsonaro em áreas específicas. No combate à inflação, 29% avaliam Lula como melhor, 17% dizem que é igual e 50% acham pior. Já na segurança pública, 29% veem melhora, 22% dizem que está igual e 46% consideram pior. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com entrevistas realizadas em 136 cidades.