Sábado (01), tem “Samba da Vila” e “Maraca Eu, Maracatu”; domingo é a vez do “Cordão da Luz Divina”; segunda o “3 é Amor” encerra a programação dos blocos; na terça ainda têm bandas Dico da Lira e Banda Delírio, Embalaê, Diabaria e Nosso Pagode no Carnaval na Bento
Neste sábado, 01 de março, tem início oficialmente o “Carnaval 2025: Tradição da Alegria”, com os blocos selecionados por edital. A programação da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, segue de 01 a 04 de março com atividades gratuitas.
“Samba da Vila” abre a programação dos blocos no sábado, às 12h, no entorno do Estádio Municipal “Dr. Luiz Bento Palamoni” (Dente de Leite – Aco), na Vila Xavier. Também no sábado, tem “Maraca Eu, Maracatu” às 15h30, em frente ao Sesc Araraquara, no Quitandinha.
Domingo (02), a programação é com o bloco “Cordão da Luz Divina”, às 15h30, na Praça Pedro de Toledo; enquanto na segunda-feira (03), o bloco “3 é Amor” fecha a agenda dos blocos, com concentração a partir das 15h, na rua atrás do Sesc Araraquara.
Ainda, na terça-feira (04), para fechar a programação, quatro bandas da cidade fazem a festa no Carnaval na Bento, na Av. Bento de Abreu, a partir das 14h30: Dico da Lira e Banda Delírio (14h30), Embalaê (16h20), Banda Diabaria (18h10) e Banda Nosso Pagode (20h).
Vale destacar, que diversas secretarias da Prefeitura de Araraquara apoiam a programação do “Carnaval 2025: Tradição da Alegria”, sendo a de Cultura responsável pela programação, produção e execução das atividades. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade, a proposta da Secretaria de Cultura e Fundart é apoiar os blocos livres, formados espontaneamente a partir de iniciativas individuais ou coletivas, com objetivo de resgatar características tradicionais do Carnaval, assim como a ocupação de praças e ruas pela cidade.
No último final de semana (22), o Pré-Carnaval do “Carnaval 2025: Tradição da Alegria” agitou o Parque Infantil com o bloco pré-carnavalesco Petit PhUÁ no sábado e o bloco Biquini de Bolinha no domingo (23). O Pré-Carnaval já mostrou que o araraquarense é animado e gosta da folia! A festa do final de semana foi bonita e animada, reunindo crianças, jovens e adultos em uma grande confraternização sem acidentes.
Bloco “Samba da Vila” (sábado, 01 de março, das 12h às 18h)
O Bloco Samba da Vila é mais do que uma simples festa: ele é uma celebração da rica história do bairro Vila Xavier e da tradição do samba e do pagode em Araraquara. O lugar é o berço de muitos artistas e músicos reconhecidos nacionalmente e tem uma conexão profunda com a música que embala muitos corações e festas.
Araraquara é conhecida por sua vibrante cena musical, e o samba sempre teve um papel central nessa história. Ao longo dos anos, o bairro da Vila se destacou como um verdadeiro celeiro de talentos, onde muitos músicos começaram suas carreiras e levaram o nome da cidade para o Brasil afora.
O Samba da Vila é o responsável pelo tradicional evento Samba de Natal, que reuniu mais de 3.000 pessoas na véspera de Natal de 2024, com muitos apoiadores e patrocinadores e que já faz parte do calendário oficial do município.
Agora, para o Carnaval 2025, o bloco apresenta banda ao vivo e DJs, com repertório conta com marchinhas, samba, pagode, axé, música popular e diversidades. A festividade é um tributo à rica herança cultural do bairro Vila Xavier e à tradição do samba e do pagode em Araraquara, resultando um ponto de encontro para pessoas de todas as idades, a fim de criar laços e memórias que perdurem.
Samba da Vila será realizado no sábado (01), das 12h às 18h, com concentração no entorno do Estádio Municipal “Dr. Luiz Bento Palamoni” (Dente de Leite – Aco), na Vila Xavier.
Bloco “Maraca Eu, Maracatu” (sábado, 01 de março, das 15h30 às 19h30)
O Maracatu do Baque Virado está presente no Carnaval de Araraquara desde 2016, participando de diferentes blocos e também do desfile oficial das escolas de samba da cidade, com direção de Jorge Rufino e Raquel Nogueira.
O Bloco “Maraca eu, Maracatu – Cultura de Tradição”, ao som do Maracatu do Baque Virado, propõe um cortejo, no sábado (01) que sai em frente ao Sesc Araraquara e segue até a Praça do Carmo, com um repertório que reúne as loas (músicas) autorais do primeiro álbum musical do grupo, o “Território” e também com loas da Nação Leão da Campina, madrinha do Maracatu Sementes Crioulas. Assim, a canção das loas à capela, na companhia da percussão, é uma das fortes características do cortejo.
O Bloco terá sua concentração ao lado do Sesc Araraquara, a partir das 15h30; a saída do cortejo segue até a Praça do Carmo às 17h30, com o seguinte trajeto: segue pela Av. Djalma Dutra, vira na Rua João Gurgel (13) e finaliza na Praça da Igreja do Carmo, onde haverá a dispersão do Bloco.
A atividade é aberta a todas as idades, principalmente as crianças e os mais velhos. Vale lembrar que, neste ano, em janeiro e fevereiro, “Maraca Eu, Maracatu” realizou diversos ensaios abertos a toda população, na Praça das Bandeiras.
“Cordão da Luz Divina” (domingo, 02 de março, das 15h30 às 19h)
Cordão da Luz Divina é um bloco carnavalesco coletivo que vai sair no domingo (02), reunindo muitas pessoas fantasiadas e animadas pelas ruas da cidade. Organizado por Débora Bessi e Juliano Machado, e produzido por Cade Casulo Promoções, tem o intuito de proporcionar diversão gratuita, inclusiva, acessível e de qualidade (musical, cultural e comunitária), possibilitando entretenimento sociocultural e conexão da população com os espaços públicos da cidade.
Já tradicional, a concentração acontece em frente ao coreto da Praça Pedro de Toledo, onde se iniciam os festejos. Este ano a concentração será pela manhã, com início às 15h30 e a saída do cortejo às 17h, seguindo pela Rua Itália até a Av. Cristóvão Colombo; curto trecho pela Rua Armando Salles de Oliveira dobrando na Av. São Geraldo; estacionando o trio próximo à esquina da Rua São Bento, tendo ao lado o Parque Infantil. A festa segue até 19h.
Musicalmente, o Cordão promove um retorno aos carnavais de outras décadas, com marchinhas clássicas, marcha-rancho, sambas-enredo tradicionais do carnaval das escolas de samba e sambas consagrados do cancioneiro popular brasileiro.
Por seu caráter plural, o Cordão da Luz Divina tem características como intergeracionalidade (reunindo diversas faixas etárias no mesmo espaço), a inclusão social (por se tratar de evento gratuito, ele se torna acessível para muitas pessoas, independente de classe social), além de apresentar-se inclusivo nas questões de gênero, etnia, cultura e acessibilidade. Os participantes são animados a comparecer com espontaneidade e simpatia, celebrando uma festividade anti-machista, anti-homofóbica, de amplo acolhimento à comunidade LGBTQIA+, bem como o combate ativo ao racismo. Além disso, visa o incentivo a preservação dos locais públicos e bens municipais, promovendo o pertencimento ao espaço público, além da coleta e descarte dos resíduos produzidos durante o evento.
Vale destacar que o nome “Cordão da Luz Divina” invoca a relação teatral entre o profano e o divino, atinentes ao espírito e origem do carnaval brasileiro, sendo cordão uma imensa massa que se une para tomar as ruas.
Bloco “3 é Amor” (segunda-feira, 03 de março, das 15h às 22h)
O bloco de rua carnavalesco 3 é Amor foi fundado em 2019, sendo organizado pela Dolores Produtora Cultural, com o modernismo e tropicalismo brasileiros como referências para a sua criação.
Araraquara tem na sua história personagens marcantes como Mário de Andrade, que escreveu “Macunaíma – Herói sem nenhum caráter”, em um sítio localizado na cidade. A obra é marco do pensamento modernista e contribuiu para definir o movimento que influenciou o país inteiro.
Décadas depois, o advento da Tropicália emerge com figuras como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, os Mutantes e o araraquarense Zé Celso Martinez Corrêa, revivendo o manifesto Antropofágico do qual Mário de Andrade fez parte.
Araraquara é parte do processo de criação da identidade nacional, marcada pelo carnaval com simbologias e manifestações de caráter popular. A democratização do acesso à arte e à cultura são propostas do bloco, assim como a mensagem de tolerância, diversidade e resgate da nossa história.
Em 2025, o 3 é Amor caminha para a sua 5ª edição, tonando o bloco e o Carnaval muito mais do que manifestações festivas: são também instrumentos culturais, econômicos, ambientais e políticos que envolvem participação e transformação social, agitando o comércio local e convidando a população a se juntar nessa comemoração pública e aberta.
A concentração terá início às 15h na rua atrás do Sesc Araraquara, com saída do cortejo às 17h pela Av. Presidente Vargas (vai subir a Av. 7 de Setembro até a Rua dos Libaneses, com retorno pela Av. São José ao local de origem). Na Rua Ivo Dall’acqua a festa continua até às 22h.
SERVIÇO:
Programação do “Carnaval 2025: Tradição da Alegria”
Período: 01 a 04 de março
Realização: Prefeitura de Araraquara (Secretaria Municipal de Cultura e Fundart)
Bloco “Samba da Vila”
Horário: 12h às 18h
Concentração e dispersão: Estádio Municipal “Dr. Luiz Bento Palamoni” (Dente de Leite – Aco) – Rua Rui Barbosa, entre as avenidas Valeriano Alvarez e Hipólito José da Costa
Bloco “Maraca Eu, Maracatu”
Horário: 15h30 às 19h30, saída do cortejo às 17h30
Concentração: em frente ao Sesc Araraquara (Rua Castro Alves – Quitandinha)
Cortejo: segue pela Av. Djalma Dutra, vira na Rua João Gurgel (13) e finaliza na Praça da Igreja do Carmo
Dispersão: Praça do Carmo (Av. 7 de Setembro, entre Ruas João Gurgel e dos Libaneses – Carmo)
“Cordão da Luz Divina”
Horário: 15h30 às 19h, saída do cortejo às 17h
Concentração: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)
Cortejo: realizado pela Rua Itália até a Av. Cristóvão Colombo; curto trecho pela Rua Armando Salles de Oliveira dobrando na Av. São Geraldo; estacionando o trio próximo à esquina da Rua São Bento, tendo ao lado o Parque Infantil
Dispersão: Parque Infantil (Rua São Bento, entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo – Centro)
Bloco “3 é Amor”
Horário: 15h às 22h, saída do cortejo às 17h
Concentração e dispersão: Rua Ivo Dall’acqua (atrás do SESC Araraquara)
Cortejo: sai pela Av. Presidente Vargas e sobe Av. 7 de Setembro até a Rua dos Libaneses, com retorno pela Av. São José ao local de origem)
Carnaval na Bento
Horário: das 14h30 às 21h30
Local: Av. Bento de Abreu
Programação: Dico da Lira e Banda Delírio (14h30), Embalaê (16h20), Banda Diabaria (18h10) e Banda Nosso Pagode (20h)
A denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por liderar uma tentativa de golpe de…
O apresentador Otaviano Costa está de volta à Band após 20 anos e assumirá o…
A cidade de Ibaté terá momentos de muita alegria e diversão para as crianças neste…
O provedor da Santa Casa de São Carlos, Antonio Valério Morillas Junior, o diretor administrativo…
PMs prenderam um jovem de 20 anos suspeito de envolvimento no homicídio de Jonas Henrique…
Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira, conhecido como "Luisão", em São Carlos (SP), teve…
Este site faz uso de cookies.