Ciclone deve atingir Brasil neste domingo; saiba quais regiões podem ser afetadas

ciclone
Ciclone deve atingir Brasil neste domingo; saiba quais regiões podem ser afetadas

O Brasil se prepara para enfrentar um fim de semana de tempo severo com a chegada de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical entre o país, Uruguai, Argentina e Paraguai. Segundo o Climatempo e o meteorologista Arthur Müller (Canal Rural), o fenômeno deve provocar chuvas intensas, granizo, muitos raios e ventos que podem ultrapassar os 100 km/h em diversas regiões.

A formação do ciclone começa neste sábado (11), com o aprofundamento de uma área de baixa pressão entre o norte da Argentina e o Paraguai, onde a pressão deve cair abaixo de 1000 hPa, condição propícia para tempestades severas. O sistema se organiza entre domingo (12) e segunda (13) próximo ao Uruguai e Buenos Aires, movendo-se em direção ao Atlântico. Apesar de não cruzar o território brasileiro, a proximidade com o Sul deve intensificar os ventos e temporais.

Região Sul:
O Rio Grande do Sul é o estado mais vulnerável, com rajadas acima de 100 km/h e risco de enchentes, granizo e descargas elétricas. Em Santa Catarina e Paraná, as tempestades chegam no domingo, com ventos entre 70 e 90 km/h e possibilidade de alagamentos urbanos.

Centro-Sul do país:
Os efeitos da frente fria também atingem Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com chuvas fortes e granizo. Já em Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o impacto será sentido na madrugada de segunda, com temporais isolados e chuva volumosa.

As autoridades alertam para queda de energia, danos estruturais e riscos à vida devido aos ventos e descargas elétricas.