Uma nova frente fria associada à formação de um ciclone bomba deve provocar queda nas temperaturas em São Paulo nos próximos dias.
Segundo meteorologistas, o fenômeno começa a ganhar força entre esta quinta-feira (7) e a próxima segunda-feira (11), trazendo ventos intensos, possibilidade de temporais e avanço de uma massa de ar polar sobre parte do Brasil.
Apesar do nome assustador, o ciclone não deve passar diretamente pelo país. De acordo com meteorologistas, o sistema será formado na região entre Argentina e Uruguai, no oceano, mas seus reflexos devem ser sentidos principalmente na região Sul e no Sudeste brasileiro.
No estado de São Paulo, a previsão indica pancadas isoladas de chuva no sábado (9), algumas podendo ocorrer com forte intensidade. Já entre domingo (10) e segunda-feira (11), as temperaturas devem cair significativamente devido à chegada da massa de ar frio impulsionada pelo fenômeno.
Além de São Paulo, os efeitos também devem atingir o Rio de Janeiro e a metade sul de Minas Gerais.
Segundo especialistas, o ciclone bomba recebe esse nome porque é uma área de baixa pressão que se intensifica rapidamente. O fenômeno é caracterizado por uma queda brusca da pressão atmosférica em poucas horas, formando um sistema extremamente forte.
Mesmo sem atingir diretamente o Brasil, a recomendação é que a população fique atenta às mudanças bruscas no clima nos próximos dias.
