O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu neste domingo (6), a situação de emergência em Angra dos Reis e Petrópolis, cidades do Rio de Janeiro fortemente impactadas pelas chuvas dos últimos dias.
Em Angra, mais de 300 pessoas foram desalojadas desde a noite de sexta-feira (4), quando a chuva começou a atingir intensamente a região litorânea.
Petrópolis, na região serrana, também sofreu com os temporais.
As fortes chuvas provocaram quedas de barreiras e a interdição de rodovias importantes como a BR-116, totalmente bloqueada, e a BR-040, que teve sua pista parcialmente fechada. Casas foram atingidas e interditadas pela Defesa Civil.
O secretário da Defesa Civil Nacional, Wolnei Wolff Rodrigues, viajou ao Rio de Janeiro para acompanhar de perto as operações. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reforçou que segue atuando de forma preventiva e emergencial para reduzir os danos e proteger os moradores das áreas afetadas.
Com o reconhecimento, os municípios atingidos por chuvas intensas poderão solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil nas áreas atingidas pelos temporais.
Escrito por: Gabriel Gregório