Cessar-fogo entre Israel e Irã começa após anúncio de Trump

trump cessar fogo
Cessar-fogo entre Israel e Irã começa após anúncio de Trump

O cessar-fogo entre Israel e Irã entrou em vigor na madrugada desta terça-feira (24), no horário de Brasília, após dias de intensos confrontos e negociações conduzidas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O anúncio oficial foi feito por Trump na noite anterior, afirmando que a trégua começaria cerca de seis horas depois, após o fim de “missões finais em andamento” de ambos os lados.

Pouco antes da trégua, ataques intensos marcaram as últimas horas do conflito: ao menos quatro pessoas morreram no sul de Israel e nove em Teerã, capital iraniana, onde explosões foram registradas por jornalistas internacionais. As Forças Armadas israelenses informaram que o Irã lançou ao menos cinco ataques antes da pausa, enquanto a mídia iraniana confirmou que os últimos mísseis foram disparados contra “territórios ocupados por Israel”.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu declarou que Israel “atingiu seus objetivos” ao neutralizar ameaças nucleares e balísticas do Irã. Ele também advertiu que qualquer violação do cessar-fogo será respondida com força.

O exército israelense confirmou o início da trégua, mas manteve o alerta máximo. “Ainda há risco. A força aérea continua pronta para agir”, afirmou um porta-voz.

O chanceler iraniano Abbas Araqchi, no entanto, declarou que o país só reconheceria a trégua caso Israel encerrasse seus ataques até as 4h locais.