Celular no banheiro pode aumentar em 46% o risco de hemorroidas, aponta estudo

image 162
Celular no banheiro pode aumentar em 46% o risco de hemorroidas, aponta estudo

Levar o celular para o banheiro e passar vários minutos rolando redes sociais, vendo vídeos ou praticamente assistindo uma trilogia inteira de “Senhor dos Anéis” no vaso pode estar trazendo consequências nada agradáveis para a saúde.

Um estudo publicado na revista científica PLOS One apontou que pessoas que utilizam o celular enquanto estão sentadas no vaso sanitário apresentam aumento de 46% no risco de desenvolver hemorroidas.

Segundo os pesquisadores, o problema está diretamente ligado ao tempo excessivo no banheiro. O celular acaba prolongando a permanência no vaso, aumentando a pressão na região anal e favorecendo a congestão dos vasos sanguíneos.

O proctologista Leonardo Castro explicou que permanecer mais de quatro ou cinco minutos sentado no vaso já pode favorecer danos relacionados à circulação da região.

Segundo ele, o hábito não é exatamente novo. Antigamente, muita gente levava revistas, jornais ou livros para o banheiro. A diferença é que hoje o celular praticamente não tem fim: vídeo atrás de vídeo, feed infinito e notificações acabam fazendo muita gente “morar” no banheiro sem perceber.

O especialista também alertou que pessoas com prisão de ventre precisam ter ainda mais atenção, já que o esforço prolongado pode agravar os sintomas e aumentar o risco de crises hemorroidárias.

Além disso, médicos reforçam que sangue nas fezes nunca deve ser ignorado e deve sempre ser investigado por um profissional de saúde.