Em seu primeiro mês como presidente da CBF, Samir Xaud anunciou oficialmente a intenção do Brasil de sediar a Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2029. O comunicado foi feito durante um encontro com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, nesta sexta-feira (20), nos Estados Unidos.
A reunião, realizada no contexto da primeira edição do novo Mundial de Clubes com 32 equipes, marcou o início de uma aproximação institucional entre CBF e FIFA. Segundo Xaud, a conversa foi bem recebida pela entidade máxima do futebol.
“Tudo começou com uma conversa de apresentação. Falei dos meus objetivos à frente da CBF e disse que queremos estar mais próximos da FIFA. Elogiei o evento e o nível dos clubes brasileiros e, por fim, coloquei o país à disposição para receber a próxima Copa do Mundo. O presidente Gianni Infantino ficou muito feliz, disse que é totalmente possível. Agora vamos trabalhar para que dê certo. Vai ser um golaço.”
O futebol brasileiro vem se destacando na edição atual do torneio, com quatro clubes representando o país — Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras — e conquistando bons resultados.
Além de acompanhar os jogos, Samir Xaud tem participado de reuniões com lideranças do futebol mundial, reforçando o compromisso da nova gestão da CBF com a FIFA e com o desenvolvimento do futebol brasileiro em nível global.