Carla Zambelli entra na lista da Interpol e pode ser presa fora do Brasil

carla zambelli
Carla Zambelli entra na lista da Interpol e pode ser presa fora do Brasil

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi incluída na lista vermelha da Interpol, o que permite sua prisão em outros países. A medida foi tomada após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que decretou sua prisão preventiva a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Zambelli deixou o Brasil 20 dias após ser condenada a 10 anos de prisão por invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserir documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o próprio Moraes. Segundo o blog de Natuza Nery, ela está em Roma, na Itália, para onde teria viajado via fronteira com a Argentina, por Foz do Iguaçu.

Em nota, a deputada criticou o caráter “monocrático” da decisão de Moraes, alegando que o caso não foi submetido ao plenário do STF.

A condenação também pode custar a Zambelli o mandato e os direitos políticos. Ela deve se tornar inelegível por oito anos, contados após o cumprimento da pena — o que pode afastá-la da vida pública por pelo menos 18 anos. A defesa ainda pode recorrer por meio de embargos de declaração, mas isso não suspende os efeitos imediatos da condenação.