Brasil confirma 1º foco de gripe aviária e enfrenta embargo em importações

gripe aviaria
Brasil confirma 1º foco de gripe aviária e enfrenta embargo em importações

O Brasil confirmou o primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul. A propriedade, com mais de 17 mil aves, registrou a morte da maioria dos animais, enquanto os sobreviventes foram sacrificados.

Ovos da granja estão sendo rastreados para controle. Em decorrência da doença, a China e a União Europeia suspenderam temporariamente a importação da carne de frango brasileira.

A área ao redor da granja está isolada para investigação, que segue protocolos internacionais, incluindo o monitoramento por 56 dias (dois ciclos de 28 dias). No Zoológico de Sapucaia do Sul, também na região metropolitana de Porto Alegre, a morte de cerca de 90 aves aquáticas, entre cisnes e patos, levou à suspensão da visitação.

O Ministério da Agricultura reforça que não há risco para a saúde humana e que o consumo de produtos avícolas segue seguro. O ministro Carlos Fávaro negocia com parceiros internacionais para restringir as barreiras comerciais apenas ao Rio Grande do Sul, enquanto o restante do Brasil manteria a exportação liberada.

Países como Japão, Emirados Árabes e Filipinas já aprovaram essa regionalização. O governo decretou estado de emergência por 60 dias para controlar o surto.