Bienal do Livro 2025 no Rio Promete Atrações Inovadoras

Design sem nome 35 1
Bienal do Livro 2025 no Rio Promete Atrações Inovadoras

A Bienal do Livro 2025, que acontece de 13 a 22 de junho no Riocentro, Zona Oeste do Rio de Janeiro, espera atrair mais de 600 mil visitantes, comemorando o título de Capital Mundial do Livro concedido pela Unesco à cidade. As entradas, já à venda desde abril pelo site oficial da Bienal, custam R$ 42 (inteira) e R$ 21 (meia), com gratuidade ou descontos para professores e bibliotecários mediante apresentação de carteira profissional.

O evento apresenta inovações como o Book Park, um espaço que transforma a leitura em uma experiência interativa. A Biblioteca Fantástica, externa para crianças, oferece 500 m² com túneis de livros, personagens interativos e labirintos narrativos. Outra novidade é a Praça Além da Página Shell, que reúne leitores, autores e apresentações culturais, com destaque para o cortejo da Orquestra Armorial e uma aula-show de João Suassuna em homenagem a Ariano Suassuna no dia 16 de junho.

A Roda Gigante Leitura nas Alturas Light traz cabines temáticas com áudios de livros infantis, enquanto o Labirinto de Histórias Paper Excellence e o Escape Bienal Estácio propõe desafios inspirados em thrillers. O Palco Apoteose Shell, com curadoria de Thalita Rebouças, Clara Alves, Rosane Svartman e Clélia Bessa, oferecerá 40 painéis e mais de 70 horas de debates com autores nacionais como Itamar Vieira Junior, Ana Suy, Carina Rissi, Raphael Montes e Vitor Martins, além de internacionais como Brynne Weaver, Alexene Farol Follmuth, Lynn Painter, Cara Hunter e GT Karber.

O Café Literário Pólen, comemorando 25 anos, contará com 31 painéis e mais de 60 horas de programação, com nomes como Jeferson Tenório, Tati Bernardi, Aline Bei, Elisa Lucinda, Chavoso da USP, Eliana Alves Cruz, Alberto Mussa e Itamar Vieira Junior. A curaria é assinada por Lázaro Ramos, Bianca Ramoneda, Flávia Oliveira, Pedro Pacifico e Luiz Antônio Simas.