Ataque iraniano atinge hospital em Israel e deixa 40 pessoas feridas

israel 2
Ataque iraniano atinge hospital em Israel e deixa 40 pessoas feridas

Um ataque iraniano deixou dezenas de feridos em Israel após o hospital de Soroka, o principal da região sul do país, ser atingido por um míssil na manhã desta quinta-feira (19), horário local. Localizado em Beersheba, o hospital sofreu “danos extensos” e precisou evacuar seus pacientes às pressas, segundo autoridades israelenses.

De acordo com relatos à agência Associated Press, a explosão aconteceu poucos segundos após o disparo das sirenes de alerta, pegando equipes e pacientes de surpresa. O local abriga mais de mil leitos e atende cerca de um milhão de pessoas na região.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu retaliação: “O Irã pagará o preço total”, afirmou. O ministro da Defesa, Israel Katz, foi ainda mais direto ao dizer que o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, “não pode mais existir”.

Israel acusa o Irã de ter como alvo deliberado o hospital com um míssil balístico. Teerã, por sua vez, afirma que os alvos eram instalações militares próximas ao local e que o hospital teria sido danificado pela onda de choque do impacto, conforme informou a agência estatal Irna.

Segundo o Exército israelense, dezenas de mísseis foram lançados pelo Irã e vários atingiram áreas civis. Ao todo, o ataque deixou 65 feridos no país, três em estado grave. Só em Tel Aviv, ao menos 40 pessoas ficaram feridas.