A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA anunciou que Tom Cruise receberá um Oscar honorário em reconhecimento à sua contribuição marcante para o cinema. A homenagem será entregue durante a cerimônia do Governors Awards, no dia 16 de novembro, em Los Angeles.
Aos 62 anos, Cruise é considerado um dos últimos grandes astros de Hollywood, com uma carreira de quatro décadas marcada por sucessos como a franquia Missão: Impossível. Apesar de ter sido indicado quatro vezes ao Oscar — três como ator, por Nascido em 4 de Julho (1990), Jerry Maguire (1997) e Magnólia (2000), e uma como produtor, por Top Gun: Maverick (2023) —, ele nunca levou a estatueta para casa.
A presidente da Academia, Janet Yang, destacou o impacto do ator na indústria: “O incrível compromisso de Tom Cruise com a comunidade do cinema, a experiência cinematográfica e os profissionais de dublê nos inspira a todos”.
Além de Cruise, também serão homenageados com estatuetas honorárias a atriz Debbie Allen e o diretor de arte Wynn Thomas. Já a cantora Dolly Parton receberá o Prêmio Humanitário Jean Hersholt, por seu trabalho social.
A cerimônia celebrará não apenas grandes carreiras, mas também o impacto cultural e humanitário dessas personalidades.