Após dia mais violento da história, Rio volta à normalidade nesta quarta-feira

tn220251028010
Após dia mais violento da história, Rio volta à normalidade nesta quarta-feira

Um dia após a operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro, que deixou um rastro de caos por toda a capital, a cidade amanheceu nesta quarta-feira (29) com vias livres e serviços funcionando normalmente. Segundo o prefeito Eduardo Paes (PSD), o município voltou ao “Estágio 1” — o mais baixo da escala de risco usada pelo Centro de Operações e Resiliência do Rio (COR).

“Modais operando normalmente, cidade fluindo com normalidade. Permanecemos atentos. Informem-se por canais oficiais!”, escreveu o prefeito em sua conta no X. Ele também afirmou que todos os serviços públicos retomaram as atividades regulares, após um dia marcado por interrupções e tensão.

De acordo com o COR, o Estágio 1 representa uma situação de normalidade, sem ocorrências de grande impacto. Na tarde de terça (28), a cidade havia sido elevada ao Estágio 2, quando há risco de eventos de alto impacto e a recomendação é que a população evite circular nas áreas afetadas e se mantenha informada pelos canais oficiais.

A mudança de estágio e o rápido restabelecimento dos serviços refletem uma tentativa de retorno à rotina, após uma operação que escancarou a gravidade da violência urbana no Rio. O dia anterior foi marcado por confrontos intensos, bloqueios em vias importantes e suspensão parcial de transportes — cenário que agora, segundo a prefeitura, está controlado.