Pesquisadores da USP de São Carlos e Ribeirão Preto desenvolveram um aplicativo que auxilia na reabilitação de pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), especialmente aqueles com hemiparesia — condição que reduz a força muscular e prejudica o equilíbrio.
A tecnologia funciona com um celular acoplado a um colete usado pelo paciente. O aplicativo monitora a postura e, ao identificar desalinhamentos, emite avisos sonoros, vibrações e sinais visuais, como o alerta em vermelho na tela. Com isso, o paciente é orientado em tempo real a corrigir a postura.
“Na pesquisa, 40 pessoas com AVC utilizaram o aplicativo no centro de reabilitação, reduziram o número de posturas inadequadas e tempo na postura inadequada”, afirmou a terapeuta ocupacional Amanda Polin Pereira.
Os resultados foram publicados em revista científica internacional, com apoio da Fapesp.
O próximo passo dos pesquisadores é disponibilizar o aplicativo gratuitamente nas lojas digitais, ampliando o acesso à tecnologia que pode transformar o processo de recuperação de pessoas que enfrentam limitações motoras após a ocorrência de AVC.