Aplicativo desenvolvido na USP ajuda na reabilitação de pacientes com AVC

usp desenvolve aparelho para pacientes com avc
Aplicativo desenvolvido na USP ajuda na reabilitação de pacientes com AVC

Pesquisadores da USP de São Carlos e Ribeirão Preto desenvolveram um aplicativo que auxilia na reabilitação de pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), especialmente aqueles com hemiparesia — condição que reduz a força muscular e prejudica o equilíbrio.

A tecnologia funciona com um celular acoplado a um colete usado pelo paciente. O aplicativo monitora a postura e, ao identificar desalinhamentos, emite avisos sonoros, vibrações e sinais visuais, como o alerta em vermelho na tela. Com isso, o paciente é orientado em tempo real a corrigir a postura.

“Na pesquisa, 40 pessoas com AVC utilizaram o aplicativo no centro de reabilitação, reduziram o número de posturas inadequadas e tempo na postura inadequada”, afirmou a terapeuta ocupacional Amanda Polin Pereira.

Os resultados foram publicados em revista científica internacional, com apoio da Fapesp.

O próximo passo dos pesquisadores é disponibilizar o aplicativo gratuitamente nas lojas digitais, ampliando o acesso à tecnologia que pode transformar o processo de recuperação de pessoas que enfrentam limitações motoras após a ocorrência de AVC.