Aos 90 anos, Rita Victoria Hernandez provou que nunca é tarde para aprender. Ela foi uma das mais de 2 mil formandas da Mount San Jacinto College, na Califórnia (EUA), tornando-se a aluna mais velha da história da instituição a conquistar um diploma.
Rita se matriculou durante a pandemia de Covid-19, incentivada pela família a “manter o cérebro vivo”. Mais de 70 anos após concluir o Ensino Médio, enfrentou problemas de saúde, mas não desistiu. Na última quinta-feira (22), formou-se em Artes e emocionou a todos ao subir ao palco com seu andador, sorrindo e apertando a mão dos professores.
“Como alguém que nunca tinha ido à faculdade antes, posso dizer honestamente que o apoio que recebi na MSJC foi inacreditável”, declarou. Ela também agradeceu aos professores “inspiradores e dedicados”, fundamentais em sua jornada.
A história de Rita inspirou sua família: uma neta se formou na mesma faculdade em 2022, uma bisneta em 2024 e um bisneto começará os estudos no outono. Ao todo, a veterana tem 12 netos e sete bisnetos — e agora, também, um diploma universitário.