Aneel anuncia bandeira vermelha e o aumento na conta de luz no mês de junho

conta de luz alta
Aneel anuncia bandeira vermelha e o aumento na conta de luz no mês de junho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que as contas de luz de junho terão bandeira tarifária vermelha – patamar 1, o que representa uma taxa extra de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. A mudança ocorre por causa da redução das chuvas e da menor geração de energia pelas hidrelétricas, segundo projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Em maio, a tarifa estava na bandeira amarela, e antes disso permaneceu cinco meses no verde, período em que não havia cobrança adicional. O retorno da taxa extra reflete a transição do período chuvoso para o seco, o que pressiona os reservatórios e aumenta a necessidade de acionar as usinas termelétricas — mais caras que as hidrelétricas.

A Aneel alerta para o uso consciente da energia elétrica, especialmente neste momento em que a produção via hidrelétricas é limitada. O sistema de bandeiras tarifárias — verde, amarela, vermelha 1 e vermelha 2 — serve para indicar o custo da geração de energia e impacta diretamente o bolso do consumidor.

Com a piora nas projeções de geração hidrelétrica, o cenário dos próximos meses pode exigir ainda mais uso das termelétricas, elevando o custo da energia.