Alexandre de Moraes vota por 17 anos de prisão a réu que sentou na cadeira do STF

moraes
Alexandre de Moraes vota por 17 anos de prisão a réu que sentou na cadeira do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenação de Fábio Alexandre de Oliveira a 17 anos de prisão pelos atos de 8 de janeiro. O réu ficou conhecido por sentar em uma das cadeiras da Suprema Corte durante a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

A proposta de Moraes prevê 15 anos e seis meses de reclusão e mais um ano e seis meses de detenção, além do pagamento de 100 dias-multa, cada um equivalente a um terço do salário mínimo. Fábio responde por crimes como associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, dano ao patrimônio público e deterioração de bem tombado.

O julgamento ocorre no plenário virtual da Primeira Turma do STF, sem debate entre os ministros. Até o momento, apenas Moraes apresentou seu voto; os demais têm até 5 de agosto para se manifestarem.

A identificação do réu se deu por meio de um vídeo veiculado pelo programa “Fantástico”, no qual ele aparece sentado na cadeira de um ministro e diz: “Cadeira do Xandão aqui, ó! Aqui é o povo que manda nessa porra”.

Ouvido no processo, Fábio declarou ter sido convidado por clientes a visitar Brasília para uma manifestação. Afirmou ter chegado no dia 7 e ido à Esplanada no dia seguinte. Negou ter invadido prédios públicos, alegando que ficou do lado de fora.