Um novo golpe tem assustado comerciantes em São Carlos. Criminosos têm utilizado imagens disponíveis no Google Maps para enganar empresários e simular ameaças. O caso mais recente no qual tivemos acesso, envolveu uma funcionária, que recebeu uma ligação de um homem dizendo estar observando-a de fora da loja.
Com base nas fotos internas disponíveis no Maps, ele descreveu detalhes do ambiente, fazendo a vítima acreditar que de fato estava sendo vigiada.
Assustada, ela chegou a colocar dinheiro em uma sacola, conforme exigido, e foi instruída a não desligar o telefone. O criminoso dizia que, se a chamada fosse encerrada, um atirador do lado de fora tentaria contra sua vida.
Ele ainda exigiu que a funcionária ligasse para os patrões (que estavam fora da cidade o que coincidentemente facilitou o golpe) alegando que dois homens armados estavam executando a ação próximo a loja e pedindo valores financeiros para que nada de mau ocorresse.
Até a chegada da polícia para averiguar os fatos, a falsa ameaça resultou em dois depósitos via Pix para os bandidos. Posteriormente foi confirmado pelos oficiais que não havia ninguém no local.
Após relatar o ocorrido nas redes sociais, a lojista se surpreendeu com mensagens de outros empresários que passaram por situações idênticas. O golpe vem sendo tentado em diversas empresas da cidade de ramos como medicamentos, beleza, imóveis e até pizzarias.
A polícia explicou que os golpistas escolhem os alvos pelas fotos dos estabelecimentos postadas no Google Maps, que dão a falsa sensação de monitoramento em tempo real. Eles usam essas informações como gatilho psicológico para manipular as vítimas.
Fique atento! Oriente seus funcionários, limite fotos internas em perfis públicos e sempre acione as forças policiais. Compartilhe esta história, isso pode salvar outras pessoas de sofrer o mesmo golpe.