Advogado de Zambelli admite prisão iminente, mas aposta em habeas corpus na Itália

carla zambelli advogado
Advogado de Zambelli admite prisão iminente, mas aposta em habeas corpus na Itália

O advogado Fábio Pagnozzi, responsável pela defesa da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL), admitiu a possibilidade iminente de prisão da cliente, atualmente em Roma, após deixar o Brasil. Segundo ele, embora a situação seja delicada, há confiança na obtenção de um habeas corpus.

“Existe grande probabilidade de ela ser presa, isso pode acontecer a qualquer momento”, afirmou Pagnozzi à Folha de S.Paulo. “E daí vamos fazer um recurso, apresentar um habeas corpus. Ela tem moradia na Itália, acreditamos que conseguirá.”

Zambelli foi condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal por envolvimento na invasão de um sistema do Conselho Nacional de Justiça. Após a rejeição dos embargos de declaração, o STF determinou o cumprimento imediato da pena. Desde então, o Brasil formalizou o pedido de extradição da parlamentar às autoridades italianas.

De acordo com a defesa, Zambelli está reclusa em casa e evita sair às ruas, mas não estaria se escondendo da polícia. Pagnozzi também revelou o interesse da deputada em cumprir a pena na Itália, país onde mantém residência.

O advogado aposta que a Justiça italiana pode recusar a extradição, argumentando que “a tipificação do crime não parece grave o suficiente” e que não há precedentes semelhantes. No entanto, reconhece que a decisão cabe exclusivamente ao Judiciário italiano.