113 anos do Titanic: Documentário traz fatos inéditos sobre o naufrágio

titanic ressurreicao digital
113 anos do Titanic: Documentário traz fatos inéditos sobre o naufrágio

Um novo documentário da National Geographic traz revelações inéditas sobre o naufrágio do Titanic, graças a um mapeamento submarino em 3D feito pela empresa Magellan.

Intitulado “Titanic: A Ressurreição Digital”, o filme apresenta o mais preciso modelo já feito do famoso navio, um “gêmeo digital” em escala real, que reproduz até os mínimos detalhes do casco original.

Afundado há exatos 113 anos após colidir com um iceberg, o Titanic é o naufrágio mais famoso da história, com mais de 1.500 vítimas. Agora, a tecnologia permite revisitar os últimos momentos da embarcação com novos olhos.

O documentário mostra descobertas importantes, como uma válvula de vapor aberta, que confirma que engenheiros permaneceram em seus postos por mais de duas horas após o impacto, mantendo energia para os pedidos de socorro — um ato que pode ter salvado centenas.

O filme também corrige equívocos históricos, como a acusação injusta ao Primeiro Oficial William Murdoch, e revela que o navio não apenas se partiu em dois, mas foi violentamente dilacerado.

O modelo digital também ajuda a preservar a memória do Titanic, já que seus destroços estão se deteriorando no fundo do oceano. A estreia está marcada para 11 de abril no canal National Geographic e dia 12 no Disney+.